 (19) 3872-3811  (19) 38722675  (19) 971025403

SINDICATO DE COSMÓPOLIS - HISTÓRIA

Sindicato e suas atribuições

O sindicato têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. É também dedicado aos estudos da área onde atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados.

Os sindicatos de trabalhadores também são responsáveis pela organização de greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria, é um mecanismo de luta da classe trabalhadora, preservando ou apliando seus direitos, lutas e conquistas.

História do Sindicato do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias Químicas e Farmacêuticas de Cosmópolis e região

O Sindicato foi fundado em 06 de Maio de 1990, pelo companheiro Danilo Pereira da Silva, como representante da Federação dos Químicos. Após várias reuniões com os trabalhadores, a composição da primeira chapa ficou como Presidente o Sr. Claudionor Francisco do Rio, que comandou o Sindicato até 1992. Este período foi meio conturbado devido ao fechamento de duas empresas que tinha o maior numero de diretores. Vale salientar que, quando da fundação do Sindicato, muitas empresas da nossa base praticavam a política do salário mínimo para a maioria dos trabalhadores, e a categoria do Sindicato atingia em média 1.200 trabalhadores, distribuídos em 13 empresas.

Já na segunda eleição que foi antecipada pela vacância de cargos, em Julho de 1992, foi eleito o companheiro Antonio Gazzano, que comandou o Sindicato até Julho de 2007. Durante este período a Entidade Sindical cresceu tanto em representação como em sua estrutura. Em 1996 conseguiu construir sua própria sede, sendo que no começo a mão de obra da construção era dos próprios diretores. Também no período de 2005 adquiriu uma chácara onde foi construído nela um Clube de Campo para seus associados.

O Sindicato mantém uma estrutura para seus sócios tais como atendimento jurídico, advogado previdenciário, colônia de férias (dentro da Federação), convênio com dentistas e cabeleireiros. O Sindicato foi um dos pioneiros na entrega do material escolar a seus associados que estudam e seus dependentes. O inicio da entrega do Material escolar começou no ano de 1994. Mais de 1100 kits escolares são entregues todos os anos. Realizamos também Confraternizações, Festas Juninas e Festas do Trabalhador.

Temos duas áreas de lazer localizadas em Cosmópolis e Itapira.

Em 2007 quem assumiu a presidência foi o companheiro Odair Antonio Bortoloso que está em seu terceiroo mandato à frente da Instituição Sindical, que juntamente com sua diretoria, tem dado continuidade aos trabalhos.

À partir de 2019, Ricardo Fernandes assume a presiência da entidade, dando continuidade aos trabalhos junto à toda diretoria.

O Sindicato tem representado os trabalhadores lutando, para garantir o acordo coletivo, ou acordo individual por empresas para proporcionar uma qualidade de vida melhor para seus representados.

Atualmente em sua base que é Cosmópolis, Artur Nogueira, Itapira e Engenheiro Coelho, existem 3.500 trabalhadores, distribuídos em 48 empresas. Deste total, 1300 são associados.