 (19) 3872-3811  (19) 38722675  (19) 971025403

SINDICATO DE COSMÓPOLIS - HISTÓRIA

Sindicato e suas atribuições

O sindicato têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos membros da categoria. É responsável pela negociação coletiva junto às empresas e junto ao Sindicato da categoria econômica. No campo social, mantém benefícios aos associados, conforme estatuto social.

Os sindicatos de trabalhadores também são responsáveis pela organização de greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria, é um mecanismo de luta da classe trabalhadora, preservando ou apliando seus direitos, lutas e conquistas.

História do Sindicato do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias Químicas e Farmacêuticas de Cosmópolis e região

O Sindicato foi fundado em 06 de Maio de 1990, pelo companheiro Danilo Pereira da Silva, como representante da Federação dos Químicos. Após várias reuniões com os trabalhadores, a composição da primeira chapa ficou como Presidente o Sr. Claudionor Francisco do Rio, que comandou o Sindicato até 1992. Este período foi meio conturbado devido ao fechamento de duas empresas que tinha o maior numero de diretores. Vale salientar que, quando da fundação do Sindicato, muitas empresas da nossa base praticavam a política do salário mínimo para a maioria dos trabalhadores, e a categoria do Sindicato atingia em média 1.200 trabalhadores, distribuídos em 13 empresas.

Já na segunda eleição que foi antecipada pela vacância de cargos, em Julho de 1992, foi eleito o companheiro Antonio Gazzano, que comandou o Sindicato até Julho de 2007. Durante este período a Entidade Sindical cresceu tanto em representação como em sua estrutura. Em 1996 conseguiu construir sua própria sede, sendo que no começo a mão de obra da construção era dos próprios diretores. Também no ano de 2005 adquiriu uma chácara onde foi construído nela um Clube de Campo para seus associados na cidade de Cosmópolis.

O Sindicato mantém uma estrutura para seus sócios tais como atendimento jurídico, advogado previdenciário, colônia de férias (dentro da Federação), convênio com dentistas e cabeleireiros. O Sindicato foi um dos pioneiros na entrega do material escolar a seus associados que estudam e seus dependentes. O inicio da entrega do Material escolar começou no ano de 1994. Mais de 1100 kits escolares são entregues todos os anos. Realizamos também Confraternizações, Festas Juninas e Festas do Trabalhador.

Temos duas áreas de lazer localizadas em Cosmópolis e Itapira.

Em 2007 quem assumiu a presidência foi o companheiro Odair Antonio Bortoloso atuando nessa função por três mandatos.

À partir de 2019, Ricardo Fernandes assumiu a presidência da entidade, dando continuidade aos trabalhos junto à toda diretoria.

O Sindicato tem representado os trabalhadores lutando, para garantir o acordo coletivo, ou acordo individual por empresas para proporcionar uma qualidade de vida melhor para seus representados.

Em 2020 num campo de atuação com 3.500 trabalhadores na base, distribuídos em 48 empresas, contávamos com um total de 1400 associados.